Guilherme Gaensly
Wilhelm Gänsli nasceu em 1843, na Suíça, no cantão de Thurgau. Nesse mesmo ano, seu pai Jacob Heinrich Gänsli, imigrou sozinho para o Brasil, estabelecendo-se em Salvador, com uma empresa de importação de tecidos e exportação de algodão. Wilhelm, sua mãe Anna Barbara Kyn e seus dois seus irmãos Ferdinand e Frederick chegaram na Bahia, em 1848.
O pequeno Wilhelm cresceu e se educou em Salvador. Como era comum na época, entre os imigrantes, a família aportuguesou seu nome para Guilherme Gaensly.
Gaensly cresceu numa época em que a fotografia era uma febre, uma nova tecnologia, que se desenvolvia rapidamente. Suas produções fotográficas, na Bahia, datam dos anos 1860 aos anos 1890.
Por volta de 1867, Gaensly passou a trabalhar como assistente do fotógrafo alemão Alberto Henschel (1827-1882), que tinha um estúdio fotográfico na Bahia. Em 1870, Henschel foi para o Rio de Janeiro.
Em 1871, Gaensly, em sociedade com Waldemar Lange e Joseph Schleier, abre a Photographia Premiada. Por volta de 1880, já era um fotógrafo consagrado e passou a trabalhar sozinho.
Em 1882, Gaensly contratou Rodolpho Lindemann, como assistente, que passou a ser seu sócio, posteriormente. Em 1888, Lindemann casou-se com Alaine, irmã de Gaensly e nascida na Bahia. No mesmo ano, Gaensly casou-se com a suíça Elisabetha Ida Itschner, pela Igreja Presbiteriana da Bahia.
Por volta de 1894, Gaensly & Lindemann abriram uma filial em São Paulo. Posteriormente, Gaensly estabeleceu-se definitivamente na capital paulista, rompendo a sociedade com Lindemann.
Guilherme Gaensly faleceu em São Paulo, em 1928.
Fotografia do final do século 19, de autor desconhecido, mostrando o estúdio de Gaensly & Lindemann, à direita, no local do atual prédio A Tarde.
Cartão de visitas da Photographia Gaensly Lindemann, apresentando prêmios de 1877 a 1889.
Nota: o antigo Largo do Theatro recebeu o nome de Castro Alves em 1881.
Gaensly é autor desse precioso panorama de Salvador. É uma série de seis fotografias, dos anos 1870, que abrange desde o Bonfim até a Barra.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga |
(1843-1928)