Cricket no Campo Grande - 1873
Esta é uma ilustração feita pelo artista suíço J. J. Wild, que esteve em Salvador, em 1873, com a expedição do H.M.S. Challenger. Trata-se de um jogo de cricket, no Campo Grande, entre oficiais do H.M.S. Challenger e do Bahia Cricket Club, como indicado nos relatórios da expedição. Esta ilustração é provavelmente o primeiro registro iconográfico desse esporte no Brasil. As construções, ao fundo, ficavam do mesmo lado do atual Hotel da Bahia.
A ilustração foi originalmente publicada, em 1878, na obra do próprio J.J. Wild (At Anchor: Sketches from the Many Shores Visited by HMS Challenger, Londres). Wild tirou fotografias da Cidade, mas, na época, fotografias requeriam longos tempos de exposição, sendo impróprias para o registro de esportes.
Em meados do século 19, o Campo Grande era ocupado por muitos estrangeiros. Os ingleses construíram lá sua Capela Anglicana (1853). Ainda existe a Rua Banco dos Ingleses, que liga o Campo Grande à Avenida Contorno e existia o Hotel dos Estrangeiros. Os ingleses também habitavam a Vitória, que se conecta ao Campo Grande. Em 1819, por exemplo, Robert Pearce registrou residências britânicas na Vitória e o Cemitério Britânico, na Ladeira da Barra, data de 1811.
Esse grande largo era conhecido como Campo Grande desde os anos 1840, ou antes, e foi terraplenado no início dos anos 1850. O Campo Grande era um local de prática regular de cricket, na segunda metade do século 19, talvez antes. Por exemplo, o Jornal do Commercio, de Pernambuco, de 28 de setembro de 1872, refere-se a um jogo de cricket realizado, no Campo Grande, entre clubes de Pernambuco e de Salvador. Outro exemplo, The Anglo Brazilian Times (Rio de Janeiro), de 7 de setembro de 1878, refere-se a um jogo no Campo Grande realizado por membros do Bahia Cricket Club.
O jogo de cricket é um dos mais tradicionais esportes britânicos, praticado com bola e bastão, em um campo oval. O campo não possui dimensões fixas, podem ser grandes ou pequenos. Apenas o retângulo central possui dimensões definidas (22 jardas x 10 pés). Segundo a Enciclopédia Britânica, o primeiro registro desse esporte data de 1697, em Sussex. A partir do século 18, os ingleses levaram esse esporte para suas colônias, época em que aparece nos Estados Unidos e Canadá, onde depois perdeu lugar para o baseball. Chegou na América do Sul por volta da primeira metade do século 19. Em outubro de 1842, o Victoria Cricket Club foi fundado em Montevideo.
No Brasil, alguns autores indicam que o cricket chegou nos anos 1860, quando teria sido praticado em parques do Rio de Janeiro. Interessante, entretanto, é uma nota publicada em um conto no Jornal da Tarde, de 1º de maio de 1872 (Rio de Janeiro), com o título O cajado de S. Pedro. Nele, o autor observa que:
"É preciso não confundir o jogo do cajado como se joga aqui com o criket, ao qual em outros paizes dá-se o mesmo nome.
O jogo do cajado differe do criket em ser o bastão guarnecido em sua curva de uma pequena peça de ferro simi-circular e ser substituída a balla por uma bolla de azevinho a que no paiz se dá o nome de chôleta."
O jogo do cajado é também referido pelo poeta português João Xavier de Matos, em uma de suas rimas publicadas, em 1782, em Lisboa. Seria o jogo do cajado uma versão portuguesa do cricket? Sabe-se que, desde a Idade Média ou antes, usou-se cajados em alguns jogos, que deram origem a esportes modernos, como o golfe, por exemplo.
Em 1872, já existiam clubes de cricket em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. O São Paulo Cricket Club teria sido inaugurado naquele ano, segundo o Correio Paulistano de 19 de junho de 1872. Existiram em Salvador pelo menos três clubes de cricket, o Bahia Cricket Club (incorporado pela Associação Atlética da Bahia, em 1921), o Club de Cricket Victoria (atual Esporte Clube Vitória) e o Clube Internacional de Cricket (extinto).
No final do século 19, o cricket já era um esporte popular no Brasil, mas cedeu lugar para o futebol, no início do século 20. O cricket ainda é uma paixão no Reino Unido e em alguns países da Ásia e da Oceania, que foram colônias britânicas.
Por Jonildo Bacelar
Este é o Campo Grande por volta da mesma época da ilustração acima, em fotografia de Guilherme Gaensly. Ao fundo, à direita, estão as casas que se vê na ilustração acima. Gaensly era um fotógrafo suíço, que morava em Salvador, desde 1848, e também fotografou a Capela Anglicana do Campo Grande.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga |
J.J. Wild, no final do século 19, quando era professor de literatura na Universidade de Melbourne, Austrália.
John James Wild (Jean Jacques Wild) (1824-1900) nasceu em Zurique, na Suíça. Era antropólogo, oceanógrafo, ilustrador de história natural e litógrafo. Participou da expedição do H.M.S. Challenger, de 1872 a 1876. Em 1881, emigrou para a Austrália, onde ensinou literatura e línguas modernas na Universidade de Melbourne.
Cricket no Campo Grande - 1873