Esta fotografia do Jardim de Nazareth (como era grafado na época) foi publicada em um cartão postal, feito na França, na segunda metade dos anos 1920.

A bela escultura neoclássica da Deusa Flora, em primeiro plano, é do renomado escultor francês Mathurin Moreau. Feita em ferro fundido, tinha 3,2 metros de altura e pesava 1,8 toneladas. Foi fabricada na França, nas fundições Val d'Osne. Originalmente, representava a primavera. No total, esse monumento tinha cerca de 7 metros de altura.

Posteriormente, Flora foi transferida para a Praça Thomé de Sousa e estava lá em 1959, como registrado na fotografia abaixo. No final do século 20, Flora estava em uma praça da Pituba.

Ao fundo, vê-se o Hospital Santa Izabel, construído no século 19. Na meia distância, tem o que parece ser uma luminária ornamentada, talvez, com partes de algum antigo chafariz, no local do atual monumento a Dom Pedro II (que estava no Campo da Pólvora).

Na rua, à direita, vê-se o muro do Lyceu Salesiano do Salvador, inaugurado em 1900. Atualmente, Colégio Salesiano.

Nota-se que se tratava de uma urbanização recente. O muro que cercava o jardim, nos primeiros anos do século 20, foi retirado.

 

 

 

 

Imagens Antigas de

Nazaré

 

Estatua Liberdade

 

Outra vista do Jardim de Nazaré, por volta da mesma época.

 

Este é um antigo postal da Praça Thomé de Sousa. Essa fotografia foi tomada antes de maio de 1959. Note que Flora está sem o seu pedestal e instalada sobre uma pequena área urbanizada, que parece recente.

Flora não ficou muito tempo nesse local, pois outras fotografias da Praça, da mesma época ou posteriores, não registram ela.

Este não era o local para ela. Flora ficava bem em Nazaré, mas não na histórica Praça, o primeiro centro político e administrativo do Brasil, que hoje abriga uma escultura do fundador da Cidade.

Mais: Monumento da Deusa Flora

 

Flora escultura

 

Antigo jardim

 

Mais: Nazaré antiga

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga

 

 

Salvador Antiga

 

 

Salvador Antiga