Benjamin Mulock

 

Ben Mulock foi um dos mais importantes fotógrafos da Bahia, no século 19. Seu grande panorama da Cidade do Salvador, vista da Baía, por exemplo, tem inestimável valor documental.

Benjamin Robert Mulock nasceu na Inglaterra, em 1829. Cresceu em Newcastle e Londres. Quando ele tinha 16, sua mãe faleceu e seu pai abandonou a família. Posteriormente, entrou para a University College London, mas, ao completar 21 anos, recebeu a herança de sua mãe e resolveu emigrar para a Austrália. Lá, tornou-se fazendeiro e, depois, participou de uma corrida do ouro.

Em 1854, Mulock retornou à Europa para tratar um problema nos olhos. Em 1855, ele se alistou na Army Works Corps, servindo em uma ferrovia, durante a guerra da Criméia. Retornou à Inglaterra em julho de 1856, onde entrou para o Liverpool Public Offices Engineers Department. Nessa época, Mulock tornou-se um fotógrafo autodidata e, em 1858, estava trabalhando como tal para JJ Mayall.

John Watson contratou-o como fotógrafo para trabalhar na Bahia and São Francisco Railway. Sua atividade principal seria registrar os progressos da ferrovia.

Mulock chegou na Bahia em 1º de novembro de 1859 e escreveu: Eu nunca vi um lugar que me agradasse tanto à primeira vista. A Cidade alonga-se pela Baía, de forma crescente. A orla é alta e as casas erguem-se umas sobre as outras, misturando-se com a vegetação dominada por bananeiras e coqueiros, tudo tão verde.

Na Bahia, Mulock Trabalhou registrando os avanços da ferrovia, ao mesmo tempo em que desenvolvia novos processos fotográficos. Em 1860, dois de seus trabalhos foram publicados na Illustrated London News.

Mulock esteve no Brasil por dois anos e meio e retornou para a Inglaterra, em 1862. Nesse período, tirou centenas de fotografias, mas apenas uma parte chegou aos nossos dias. Faleceu no ano seguinte.

Mais: Fotografia na Bahia no século 19

 

O Pelourinho, registrado por Mulock em 1859.

 

Fotografia

 

Acima, parte de seu panorama de Salvador, de 1860.

Embaixo, o Cais das Amarras, de 1861.

 

Ben Mulock

 

Ben Mulock

 

A Capela inglesa do Campo Grande por Ben Mulock, cerca de1860.

 

Pelourinho Mulock

 

Salvador Antiga

 

Cais Amarras

 

Salvador Antiga

 

Copyright © Guia Geográfico - Biografias de fotógrafos históricos

 

(1829 - 1863)

 

 

 

(Ampliar)

 

 

 

 

(Ampliar)