Rua Conselheiro Dantas e Rua Santa Bárbara, no Comércio, em 1911

 

Rua Santa Bárbara

 

Estas fotografias foram publicadas na revista Fon-Fon de 23 de setembro de 1911 (ano V - N. 38). Trata-se da recepção de Domingos Rodrigues Guimarães, candidato a presidente do Estado da Bahia, apoiado por Severino Vieira.

As eleições, entretanto, foram vencidas por J.J. Seabra (veja última foto abaixo), após o Bombardeio de Salvador, em 1912. Domingos Guimarães já havia concorrido, em 1899, à presidência na Bahia, também perdeu e as eleições também foram tumultuadas.

Note a referência da foto acima: Da esquina do Catelina á rua de Santa Barbara. Esta é a Rua Conselheiro Dantas, transversal à antiga Rua de Santa Bárbara (foto ao lado), atual Rua Pinto Martins (veja uma indicação na Planta de Hugh Wilson, 1871). Ao fundo, está o prédio da Associação Comercial da Bahia.

 

Antiga Santa Bárbara

 

A Rua Conselheiro Dantas, a mesma da primeira foto acima (chamada aqui de Rua das Princezas), em 1912, em comemoração à vitória de J.J. Seabra.

Fotografia publicada na revista Fon-Fon de 6 de abril de 1912 (ano V - N.14).

A histórica editora e livraria Catilina. Nos anos 1880, aparecia em anúncios da Gazeta da Bahia como Livraria de Catelina & C., rua do Conselheiro Dantas.

Foi fundada em 1835 por Carlos Pongetti e funcionou até 1960. Em 1877, Xavier Catilina assumiu a direção. No começo do século 20, era administrada por Romualdo dos Santos, época em que se acha na Rua Santos Dumont, nº 6, também no Comércio. Publicou, por exemplo, obras de Ruy Barbosa, Carneiro Ribeiro e Castro Alves. Posteriormente mudou para a  (fotografia publicada na revista Fon-Fon de julho 1920, ano XIV - N. 27)

Outra fotografia da Rua Santa Bárbara, por volta da mesma época.

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Capital da Bahia, bairro do Comércio.

 

 

Livraria Catilina
Rua Comercio
Rua das Princezas

 

Bairro do Comércio antigo►

 

 

 

Salvador Antiga

 

 

Salvador Antiga